Educação

Cursos nos CRAS capacitam mais de 90 pessoas para o mercado de trabalho

Cursos profissionalizantes nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Décio Moreira e Polo I, nos bairros Elza Amui e Chica Ferreira, capacitaram 92 pessoas para o mercado de trabalho neste ano. As formações são oferecidas pelo Núcleo de Iniciação Produtiva (NIP), braço profissionalizante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds).

A entrega de certificados marcou, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o encerramento das aulas das turmas de Design de Sobrancelhas, Cabeleireiro e Corte e Costura (Iniciação e Aperfeiçoamento). 

Os cursos se iniciaram no primeiro semestre e variaram entre 60 e 200 horas de carga horária. As aulas foram ministradas nos CRAS por instrutoras do NIP, vinculado à Seção de Apoio à Geração de Trabalho e Renda da Seds.

Vilma Soares de Souza, de 45 anos, concluiu o curso de Iniciação em Corte e Costura e planeja trocar o trabalho de recicladora pelo de costureira. Os vizinhos são os primeiros clientes da moradora do Parque das Gameleiras 3. "A minha máquina é simples, mas já estou fazendo reparo em roupas, apertando calças, colocando forro em saias e muitas outras coisas. Estou começando agora e vou expandir. Quero muito", disse. 

Presente nas entregas dos certificados, a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, destacou que um dos objetivos da pasta é levar oportunidades de profissionalização para o território dos CRAS. 

"É uma alegria ver vocês, a maioria mulheres, concluindo o curso que escolheram. Aproveitem o conhecimento adquirido para empreender ou buscar uma vaga no mercado de trabalho. Esse certificado é o primeiro passo para a geração de renda e autonomia financeira de muitas famílias", afirmou.

Para 2024, as vagas para cursos nos CRAS devem ser abertas em março. No ano passado, 62 pessoas se capacitaram para o mercado de trabalho por meio do NIP.

Secretaria Especial de Comunicação