Social

9ª Reunião da Rede de Cidades Antirracistas é realizada em Uberaba

Uberaba irá sediar, nesta sexta-feira (25), a 9ª Reunião da Rede de Cidades Antirracistas - Pacto Global de Combate ao Racismo. O evento começará às 8h e vai se estender ao longo do dia, no Auditório Safira da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O espaço fica no prédio da Reitoria, localizado na avenida Frei Paulino, nº 30 - Abadia. 

O encontro é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial (Cpir) - vinculada à Fundação Cultural de Uberaba - e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). 

Com uma agenda rica, a programação tem início com a solenidade de abertura, seguida de uma apresentação do relatório das ações realizadas pela Cpir e Compir. Na sequência, será realizada uma apresentação cultural e a reunião da Rede Cidades Antirracistas. Após o intervalo de almoço, será conduzida uma discussão referente à aplicabilidade da Lei 10.639/03 de combate ao racismo. O evento será encerrado com um espaço aberto para diálogo. 

A Reunião da Rede de Cidades Antirracistas visa promover a cooperação técnica, além de apoiar a criação de órgãos para pensar políticas públicas na área. As ações têm como objetivo abranger atividades de apoio à cultura, lazer, educação, ciência, esporte, patrimônio cultural, ambiental, ação comunitária, saúde e segurança pública nos territórios dos municípios signatários.

Durante a reunião, estarão presentes autoridades em igualdade racial e antirracismo da Rede, entre elas o coordenador de Políticas de Igualdade da Cidade do Rio de Janeiro, Yago Feitosa de Paschoa, assim como gestores do município de Uberaba. 

Rede Global de Cidades Antirracistas - O grupo inédito de cooperação foi criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro neste ano, cidade que presidirá o grupo até fevereiro de 2024, quando haverá eleições. No final de abril deste ano, foi formalizada a adesão de Uberaba ao Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e à Rede de Cidades Antirracistas, alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A adesão ao Pacto reafirma o compromisso da gestão e faz parte do plano de governo para uma Uberaba antirracista.