Cultural

Fundação Cultural promove ações pelo Mês da Consciência Negra

Eventos seguem até 20 de novembro com rodas, shows e formação sobre igualdade racial

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial, preparou uma extensa programação em alusão ao Mês da Consciência Negra. As atividades, que incluem eventos culturais, formativos e reflexivos, começaram no sábado (1º) e seguem até o dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra.

De acordo com o coordenador de Política de Igualdade Racial, Reginaldo da Silva, a iniciativa busca engajar a comunidade em uma reflexão profunda.

“Nosso objetivo é ir além da celebração. Queremos promover um diálogo permanente que fortaleça a luta por igualdade racial e enfrente o racismo estrutural em nossa cidade”, destacou.

A abertura da programação ocorreu com o Festival de Capoeira Nossa Arte, realizado na Praça da Igreja do Rosário, no Conjunto Uberaba I. O evento foi promovido pela Associação de Capoeira Águia Branca e marcou o início das ações culturais do mês.

Na sexta-feira, 7 de novembro, acontece o ato “Uberaba: Uma Cidade Antirracista”. A concentração está marcada para as 14h, na Estátua de Zumbi (Avenida Presidente Vargas), com caminhada até o Busto da Mãe Preta, na Praça Comendador Quintino. A atividade contará com a participação de alunos da Escola Estadual Brasil e será seguida por uma roda de conversa e palestra.

Para profissionais da educação, o evento “Letramento Racial em Foco” será realizado no dia 12 de novembro (quarta-feira), das 17h30 às 21h30, na Escola Rotary. Já no dia 13 (quinta-feira), das 14h às 15h30, haverá uma roda de conversa no Centro Socioeducativo (Ceseur), voltada a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

A tradicional Concha Cultural ganha edição especial no domingo, 16 de novembro, das 11h às 14h, com apresentações musicais, teatro, feira e muita diversidade cultural, um espaço de celebração da arte e da ancestralidade negra.

O encerramento será no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), com o “Aulão da Consciência – Capoeira é Resistência!”, a partir das 9h, na Praça Manoel Terra, em frente à Igreja Santa Rita. O público poderá acompanhar apresentações de capoeira, maculelê, samba de roda e berimbalada.

A Fundação Cultural de Uberaba reforça o convite para que toda a comunidade participe das atividades e some à reflexão.

“Contamos com a presença de todos para, juntos, fortalecermos essa luta e construirmos uma Uberaba verdadeiramente antirracista”, concluiu Reginaldo.

Publicidade

Confira as fotos