Turismo

Geoparque Uberaba celebra um ano de chancela da UNESCO com expedição especial

O Geoparque Uberaba, primeiro do Sudeste e o 6º do Brasil a receber a chancela da UNESCO, comemora um ano de reconhecimento internacional neste dia 27 de abril de 2025. Para marcar a data, uma press trip especial reuniu jornalistas e influenciadores no sábado, 22 de março, para conhecer alguns dos geossítios e sítios históricos que fazem parte do território conhecido como "Terra de Gigantes".

A iniciativa do Geoparque Uberaba contou com o apoio da Prefeitura Municipal e dos patrocinadores Sicoob Credimed, CONCIP Brasil e Algar Telecom. O evento destacou a importância do geoparque para o desenvolvimento do turismo e da economia local, além de reforçar sua relevância científica, cultural e ambiental.

O que é um Geoparque?

Os geoparques são áreas reconhecidas pela UNESCO por seu valor geológico, histórico e ambiental. Uberaba, que já era referência mundial na paleontologia devido aos fósseis de dinossauros encontrados na região, tornou-se oficialmente um Geoparque Mundial da UNESCO em 27 de março de 2024. Desde então, o turismo na cidade tem crescido significativamente, com o número de desembarques no aeroporto local dobrando no último ano.

Com 29 geossítios e 22 sítios de relevância patrimonial, o Geoparque Uberaba abriga locais de grande importância científica, estética e ecológica, que vão desde formações geológicas únicas até espaços de preservação histórica e cultural.

Expedição pelo Geoparque Uberaba 

A press trip Rotas & Relatos - Geoparque Uberaba proporcionou aos participantes uma jornada imersiva por alguns dos locais mais marcantes da região. Confira o roteiro da expedição: 

Geossítio Santa Rita

O Geossítio Santa Rita, localizado no centro histórico de Uberaba, enaltece um afloramento rochoso que durante uma escavação revelou um fóssil, mais especificamente um úmero, de um grande Titanossauro, sepultado há cerca de 80 milhões de anos, pertencente ao Período Cretáceo, o qual pode ser visto da calçada da Rua Alaor Prata.

Nesse local, que hoje está devidamente protegido, o paleoartista Rodolfo Nogueira fez uma réplica do animal a partir do fragmento fossilizado encontrado, reconstruindo todo o esqueleto do titanossauro, o qual foi fixado na parede. Foram confeccionadas outras duas réplicas de animais pré-históricos que viveram na região e estão expostos dentro do Geossítio. 

Geossítio Univerdecidade

Localizado próximo às margens do Rio Uberaba, ao norte da cidade, em local estruturado para abrigar o parque tecnológico, educacional e turístico. Dentro do contexto geológico, esse é um dos dois únicos lugares dentro do Município de Uberaba em que é possível visualizar nitidamente a diferença das rochas vulcânicas basálticas de idade de 133 milhões de anos e do arenito da Formação Uberaba (pedra sabão) datadas de 80 milhões de anos.

Foi construído um complexo em cima das rochas acima descritas, intitulado “Complexo Mirante Uberaba 200 anos - Parque Netinho Guaritá”, com uma área aproximada de 76 mil m², localizada no Parque Tecnológico. No aspecto ambiental, o Mirante foi integrado às matas existentes no córrego das Lajes e Rio Uberaba, que estão próximos. A arborização é formada por espécies do cerrado e frutíferas. 

Fazenda Cassu

Berço do gado Zebu no Brasil, esta fazenda histórica tem um papel fundamental na evolução da pecuária nacional. Seu legado é preservado até hoje, destacando a importância econômica e cultural da atividade agropecuária para a região.

As terras da Cassu foram adquiridas por Antônio Borges de Araújo em 1880, precursor na introdução do gado Zebu em Uberaba, através da aquisição do boi Lontra. Seu único filho, José Caetano Borges, foi um visionário, responsável por grandes marcos na história da pecuária mundial, como a primeira grande exposição de gado em Uberaba, e a criação da primeira raça de Zebu brasileira, o Induberaba, também conhecido por Indubrasil, feita a partir de cruzamentos de raças indianas puras.

A fazenda Cassu é protagonista na história do Zebu, marcando o início de uma nova era na pecuária nacional. É uma das responsáveis por projetar o nome de Uberaba ao mundo, que ficou conhecida como a “Capital Mundial do Zebu”, trajetória que tem um importante papel para o desenvolvimento da cidade nos aspectos históricos, geográficos, sociais, econômicos e culturais. 

Geossítio Serra da Galga

Um dos locais mais importantes para a paleontologia em Uberaba, onde diversos fósseis continuam sendo descobertos. Localizado às margens da BR-050, o Geossítio Serra da Galga tem uma paisagem impressionante. 

Contém uma grande quantidade de rochas sedimentares fossílíferas, e que a todo momento, tem revelado novos achados paleontológicos. Dentre os diversos sítios de escavação no município, talvez seja um dos únicos a possibilitar a coleta sistemática ao longo de todos os meses do ano, já que o sistema de drenagem para a contenção do talude possibilita o rápido escoamento das águas. 

Geossítio Agronelli

Dentro da fazenda, existe uma área que é destinada à recuperação de nascentes, sendo também voltada à educação ambiental. A fazenda se encontra próximo ao local onde foi descoberto o primeiro fóssil de dinossauro em Uberaba, em 1945, e posteriormente onde foram encontrados fósseis do maior dinossauro do Brasil. 

Vinícola Arpuro

Em uma fazenda em Uberaba, terra do gado Zebu, uma iniciativa pioneira deu origem à produção de uvas e à Vinícola Arpuro. Da necessidade de implementação de torres de internet rápida na fazenda durante a pandemia, seguida do investimento em centrais e sensores meteorológicos, os proprietários perceberam que a região apresentava um microclima ideal para o cultivo de uvas. 

Assim foi feito, revelando sabores e aromas singulares alcançados a partir das práticas mais inovadoras e tecnológicas de cultivo, colheita de inverno e produção sustentável. 

 

Os três pilares do Geoparque Uberaba

O Geoparque Uberaba é estruturado em três pilares principais, que representam a identidade histórica e cultural da região:

Paleontologia

Uberaba é um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil, com fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos encontrados em diversas áreas do município. O Museu dos Dinossauros em Peirópolis é uma referência nacional no estudo e preservação desse patrimônio.

Espirtualidade

A cidade é conhecida mundialmente por ser o berço de Chico Xavier, o maior nome do espiritismo no Brasil. O Memorial Chico Xavier e outros espaços ligados à sua trajetória atraem visitantes de todo o país, reforçando a importância da espiritualidade na cultura local.

Pecuária

Uberaba é a capital mundial do gado Zebu e um polo agropecuário de destaque. A cidade sedia a ExpoZebu, a maior feira de gado zebuíno do mundo, consolidando sua relevância na economia e na genética animal.

Turismo e divulgação do Geoparque

Desde a sua oficialização pela UNESCO, o Geoparque Uberaba tem se consolidado como um destino turístico estratégico, promovendo iniciativas como a press trip para divulgar seu potencial. 

O Curtoo, que esteve presente na expedição, lançou a série Geopapo, trazendo conteúdos exclusivos sobre o Geoparque, suas curiosidades, trilhas e experiências únicas. Acompanhe os episódios no site, Instagram e canal do YouTube do Curtoo para conhecer mais sobre esse patrimônio. 

Você também pode ser um apoiador e divulgador do Geoparque Uberaba. Compartilhe os conteúdos nas redes sociais, visite os pontos turísticos da cidade e se informe sobre o projeto. 

Fotos: Lílian Veronezi - PMU

Confira as fotos

Confira o vídeo