Negócios
2º Fórum de Cultura, Gastronomia e Turismo valoriza identidade e desenvolvimento econômico
Nesta segunda-feira (2), o município de Uberaba sediou o 2° Fórum de Cultura, Gastronomia e Turismo com a finalidade de potencializar iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável. A iniciativa foi promovida por meio de convênio firmado entre Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), a Fundação Cultural de Uberaba e da Sala Mineira do Empreendedor.
Com o título "Terra de Gigantes", o Geoparque Uberaba traz referência às três principais identidades históricas e culturais do Município, sendo o patrimônio geológico, tendo Peirópolis como o local que congrega os elementos tangíveis e intangíveis presentes em um geoparque, o potencial agropecuário, como a Terra do Zebu e a cidade onde viveu o médium Chico Xavier. "O objetivo do Fórum foi discutir o potencial econômico do turismo no território Geoparque. Unimos forças e com o apoio do Sebrae reunimos o trade turístico, os principais protagonistas de todo investimento que estamos fazendo. O turismo no nosso território cresce de forma expressiva, é preciso debater, reavaliar nossa forma de atuação", avaliou o titular da Sedec, Rui Gomes Nogueira Ramos.
Para a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, um dos maiores desafios do Geoparque é criar o sentimento de pertencimento pela comunidade. "Criar o sentimento de pertencimento vai nos levar a todos os outros, como ao sentimento de preservação. Ao nos educarmos, promovemos o desenvolvimento econômico voltado para esse espaço que preservamos, porque é o que fazemos quando temos orgulho do espaço ao qual pertencemos", afirmou.
Paula ressaltou ainda que o projeto ‘Uberaba do Futuro’ ajuda a direcionar o trabalho da Associação no sentido de enxergar a identidade local e promover o sentimento de propriedade pelo território Geoparque.
O analista do Sebrae Minas, Marcius Mendes, destacou a importância de ouvir a comunidade para planejar a Uberaba do Futuro. "Estamos pensando na construção de uma Uberaba do futuro. E para que possamos fazer essa construção, precisamos ouvir a comunidade. E para isso, a comunidade precisa ter elementos de como Uberaba está se posicionando para o futuro", destacou.
Já foram feitas cinco reuniões para escutar a população e criar um plano estratégico para a marca da cidade, uma ação para fortalecer a identidade, as potencialidades e o posicionamento de Uberaba.
Secretaria Especial de Comunicação – 02/09/24