Educação
Em clima de chancela da Unesco, alunos promovem projeto "Dino na Escola"
Em sintonia com as celebrações da chancela da Unesco para o Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, marcadas para esta quarta-feira (27), a Escola Municipal Urbana Frei Eugênio promove um projeto educacional inovador como uma contribuição para a divulgação do patrimônio paleontológico da região.
Sob o título de "Dino na Escola", alunos do 1º ao 9º ano levam réplicas de espécies de dinossauros para compartilhar conhecimento em diversas instituições da cidade. Essa abordagem não apenas desperta a curiosidade sobre o mundo pré-histórico, mas também fortalece os laços comunitários enquanto promove a aprendizagem interativa, segundo o diretor da unidade, Jonathan Raymundo de Almeida.
"Os alunos fazem uma 'invasão' pedagógica em unidades escolares, em praças, em comércios, para assumirem posições de ensino. Eles levam o conhecimento sobre os dinossauros para a população, de maneira prática. Além disso, o tema Geoparque faz parte de todo o nosso cronograma estudantil e será o foco nas atividades multidisciplinares", contou Jonathan.
O projeto já alcançou instituições como o Instituto de Cegos, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outros locais de circulação pública, como a Praça Rui Barbosa.
Uma das características marcantes do "Dino na Escola" é o engajamento direto dos alunos, destacou Jonathan. Eles não apenas levam as réplicas dos dinossauros para exibição, mas também são responsáveis por apresentar e contar a história de três das espécies mais emblemáticas encontradas na região: o Uberabatitan Riberoi, o Abelissauro e o Megaraptor. Essa imersão ativa no conteúdo não só fortalece o aprendizado dos próprios estudantes, mas também os capacita como multiplicadores do conhecimento, como explicou o diretor.
Para o diretor, além do aspecto educativo, o projeto "Dino na Escola" também promove valores como empatia, inclusão e trabalho em equipe. E ressaltou que a interação dos alunos com diferentes públicos, especialmente em instituições que atendem pessoas com necessidades especiais, promove uma sensibilização para a diversidade e a importância da acessibilidade.
A amplitude do projeto vai ao encontro da chancela da Unesco para o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes. Para celebrar a conquista histórica, o Município prepara um grande evento, que será dividido em três momentos, a partir das 11h, nesta quarta-feira (27): solenidade de anúncio no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, carreata de divulgação em pontos estratégicos da cidade e momento cultural na Praça da Mogiana.
A chancela trará inúmeros benefícios ao Município e ao estado de Minas Gerais, como a promoção do turismo sustentável, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo locais. O Geoparque Uberaba será o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto do país.