Autor de 407 livros, o acadêmico José Humberto Henriques reuniu-se com a prefeita Elisa Araújo, nesta quarta-feira, 23, para solicitar apoio à sua candidatura ao prêmio Nobel de Literatura/edição 2023, cujo vencedor será anunciado em outubro. Acompanhado de uma comissão de imortais da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), entre os quais o presidente João Eurípedes Sabino, Henriques pleiteia a premiação internacional pelo conjunto da sua obra.
“Não sei se sou merecedor, mas tenho trabalhado com afinco. A produção vai surgindo. Quando termino um livro, a cabeça já está plantando o romance seguinte. Sei que é uma ousadia trabalhar essa indicação. Dizem até ‘ele é doido de enfrentar a Suécia’, mas estamos enfrentando essa situação de frente. Não estou querendo perder esse prêmio. É um sonho brasileiro”, afirmou Henriques.
Ocupante da cadeira 26 da ALTM, Henriques é um autor “que honra a literatura brasileira”, afirmou João Eurípedes Sabino. A prefeita Elisa elogiou a determinação do escritor, assim como ressaltou sua genialidade, ao hipotecar apoio ao pleito, que “muito engrandecerá Uberaba, já que ele pode ser o primeiro brasileiro a conquistar este Nobel. Eu acredito nesta vitória”.
Secretaria Especial de Comunicação