Negócios

Missão Arouca Geopark: Intercâmbio técnico traz nova perspectiva para Uberaba

Durante a última semana, uma comitiva do Aspirante Geoparque Uberaba esteve em Portugal para uma visita técnica. O grupo teve a oportunidade de conhecer o Arouca Geopark, considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma das melhores referências em administração e gestão da rede de geoparques mundiais.

O grupo da missão foi constituído considerando a composição da governança do Aspirante Geoparque Uberaba, assim como profissionais-chaves que integraram os trabalhos até então. Ao todo foram treze participantes e as entidades representadas foram: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, considerou que a missão a Portugal foi altamente produtiva e gerou vasta riqueza de conhecimento. “O Arouca Geopark é uma referência de gestão de sucesso. Há 15 anos transforma e evolui o território com extrema prosperidade, sendo todas as suas potencialidades bem aproveitadas. Trouxemos de lá muitos exemplos de boas práticas na educação e na preparação do Município, que podem ser utilizadas na implantação do nosso geoparque. O intuito é que assim possamos receber turistas do mundo inteiro”.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, também pontuou o sucesso do intercâmbio e os benefícios futuros. “Uberaba está no início desse processo, mas o que a gente busca é trilhar essa mesma experiência que o Arouca Geopark construiu em Portugal. Isso pode ampliar uma série de oportunidades na cadeia turística. O que engloba mais de 50 segmentos, promovendo oportunidades muito grandes para micro e pequenas empresas, com geração de emprego e renda para o Município”.

A comitiva permaneceu em Portugal durante uma semana. Na ocasião, o grupo pôde aprender mais sobre o formato por meio da vivência prática. “A missão Geoparque Uberaba - Arouca Portugal foi realizada em um momento fundamental. Estamos em uma fase de expansão do nosso projeto e, em julho, Uberaba irá receber a visita da Unesco, com vista à chancela. A partir do momento que o Geoparque for chancelado iremos ganhar uma grande visibilidade, impulsionando Uberaba para o mundo”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos.

Secretaria Especial de Comunicação