Saúde
Prefeitura participa da inauguração do Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, participa nesta sexta-feira, 12, da inauguração do Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Cefito-UFTM), unidade instalada no campus da Univerdecidade.
O Centro tem como proposta ser mais um braço multiusuário da pesquisa, ensino e extensão na instituição de ensino superior, mas com foco na produção de fitoterápicos e também de pesquisas sobre os efeitos desse tipo de tratamento.
Em junho de 2022, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UFTM para ações de implantação e estruturação do Cefito e da Farmácia Viva em Uberaba, prevista para operar a partir do ano que vem.
“A parceria entre as instituições possibilita o desenvolvimento de ações que garantam o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a produtos fitoterápicos para tratamento de doenças, com qualidade, segurança e eficácia, conforme a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
Conforme a parceria, o Cefito vai oferecer pesquisa científica, capacitação e medicamentos fitoterápicos que serão produzidos pela instituição para serem dispensados na rede de farmácia municipal de Uberaba.
O Município deve manter o acompanhamento da evolução e avaliação médica em relação ao uso desses medicamentos, promover o controle e a rastreabilidade dos produtos e possibilitar a abertura de estágios para o desenvolvimento das pesquisas.
O Farmácia Viva tem como objetivo o fornecimento de medicamentos fitoterápicos para a população, de forma gratuita, para complementar o tratamento necessário. Os fitoterápicos serão manipulados no Laboratório de Manipulação de Medicamentos Fitoterápicos da SMS/Uberaba, após inaugurado, no bairro Morumbi, atendendo às prescrições médicas e de profissionais especialistas e habilitados do SUS.
De acordo com informações do Departamento de Assistência de Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, no atendimento ambulatorial, o usuário passará por consulta com um médico especialista na área de fitoterápicos. Durante a consulta, o especialista avaliará um conjunto de fatores, como a medicação que ele já utiliza, e irá verificar qual a melhor indicação de tratamento disponível na rede. Os medicamentos serão disponibilizados de forma gratuita.
A Lei 8.197/2002 que criou a Farmácia Viva em Uberaba é de autoria do ex-vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati, apresentada quando ele exercia o mandato de vereador. A lei municipal que instituiu a Farmácia Viva, por meio do SUS, nasceu da iniciativa pioneira do então vereador, em 2002, quando ainda não havia lei nacional tratando do tema.