Câmara Municipal de Uberaba
FechadoO povoamento de Uberaba remonta à segunda década de 1800, e teve sua elevação à categoria de Freguesia em 1820. Em poucos anos sua população cresceu e passou a exigir um governo local, chegando a encaminhar um abaixo-assinado ao governo Provincial, em 1832. A 22 de fevereiro de 1836 este pedido foi atendido, sendo o Arraial de Santo Antônio e São Sebastião elevado à condição de Vila passando assim a ser município independente. Para a votação de escolha dos primeiros vereadores fo...
Câmara Municipal de Uberaba
O povoamento de Uberaba remonta à segunda década de 1800, e teve sua elevação à categoria de Freguesia em 1820. Em poucos anos sua população cresceu e passou a exigir um governo local, chegando a encaminhar um abaixo-assinado ao governo Provincial, em 1832. A 22 de fevereiro de 1836 este pedido foi atendido, sendo o Arraial de Santo Antônio e São Sebastião elevado à condição de Vila passando assim a ser município independente. Para a votação de escolha dos primeiros vereadores foram alistados os fazendeiros e comerciantes prósperos, que elegeram para a primeira legislatura os seguintes vereadores:
Capitão Domingos da Silva Oliveira, fazendeiro e juiz de órfãos. Irmão do fundador do Arraial,o Major Eustáquio.
Alexandre José da Silva (futuro Barão de Ituberaba), fazendeiro e construtor de muitos prédios da Vila.
João Joaquim da Silva Guimarães, poeta e prosador, irmão do Vigário Silva e pai do escritor Bernardo Guimarães, e que chegou a ser Ministro do Supremo Tribunal de Justiça do Império.
Miguel Eugênio de Araújo, fazendeiro.
Joaquim Pereira Urzedo, fazendeiro.
Padre Francisco Ferreira da Rocha, homem de muito saber e chefe do garimpo de diamantes do rio Uberaba.
Manoel Rodrigues da Cunha, fazendeiro.
A festa de instalação desta nossa primeira Câmara, presidida pelo Capitão Domingos, se deu no dia 7 de janeiro de 1837, como previa a praxe regimental.