Social

'Salve uma Mulher' capacita profissionais de beleza para orientar vítima de violência doméstica

Profissionais de beleza de Uberaba passaram por capacitação de combate à violência doméstica ontem (21), no âmbito do Programa "Salve uma Mulher", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. 

O objetivo do Programa é instruir servidores e funcionários da iniciativa privada como orientar a vítima. O público-alvo da ação são profissionais que lidam diariamente com o público feminino. Também é fornecido material gráfico com informações úteis para fixação nos estabelecimentos.

Durante o treinamento, os participantes conheceram os serviços oferecidos pelo Centro Integrado da Mulher (CIM), a fim de disseminar a informação às clientes em possível situação de violência. O equipamento público é a porta de entrada do Município para casos de agressão contra a mulher.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou do encontro e deu as boas-vindas aos profissionais de beleza, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, e da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia.  

"No dia a dia, o cabeleireiro acaba sendo um psicólogo para a mulher, que confia e relata o sofrimento dela a esse profissional. Muitas vítimas não têm conhecimento de que existe uma rede para protegê-las. Por isso, estamos compartilhando as informações de como ajudá-las, com vocês", enfatizou a prefeita.

Conforme destacou a assistente social do CIM, Thalita Miranda, a unidade oferece atendimento psicossocial, orientação jurídica e previdenciária e encaminhamento à vítima para demais serviços da rede de proteção à mulher.

"O primeiro acolhimento é feito por uma assistente social e uma psicóloga. Vamos conversar, escutá-la e mostrar quais os caminhos para o rompimento da violência", ressaltou. O CIM atua em conjunto com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e está localizada ao lado da DEAM, no bairro Parque das Américas. 

Para a proprietária do estabelecimento Arcanjo's Cabeleireiros, Edna Cristina de Oliveira, as informações passadas no encontro são essenciais. "Somos nós mesmos a porta para a informação chegar a elas. Elas se soltam muito com a gente e tem hora que não sabemos como ajudá-las. Hoje, eu descobri que posso encaminhá-las para o CIM", disse.

O evento desta segunda-feira foi realizado em parceria com o Sindicato dos Institutos de Beleza do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SITA). Ao longo do encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande, os participantes também conheceram os serviços oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Sala Mineira do Empreendedor e tiraram dúvidas sobre a Lei Salão-Parceiro.

Confira as fotos