Uberaba

Inauguração do Circuito Viva o Centro e apresentação da Missão de Arranque ocorrem em 5 de abril

No próximo dia 5 de abril, às 9h30, no Mercado Municipal, nos arredores do Geossítio Santa Rita, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), vai inaugurar o Circuito Viva o Centro, que contará com 18 atrações oficiais e 7 sugestões de locais atrativos. Na mesma ocasião, será apresentada a Missão de Arranque, que marcará o início do processo de requalificação do centro da cidade.

O Circuito Viva o Centro tem como objetivo incentivar a exploração dos principais marcos históricos de Uberaba por meio de caminhadas, destacando edificações e espaços públicos icônicos. Durante o percurso, a pé, os visitantes poderão conhecer diferentes camadas da história da cidade, compreendendo a influência dos ciclos econômicos, o desenvolvimento urbano e a chegada da modernidade.

“Esse percurso será sinalizado com ladrilhos hidráulicos que incorporam a identidade do Geoparque, posicionados a cada sete metros. Ele conecta pontos importantes da cidade, passando pela Praça Rui Barbosa, Rua Vigário Silva, Mercadão e Praça Manoel Terra, onde haverá um totem informativo do Circuito. Ao longo do trajeto, diversas edificações históricas e arquitetônicas serão sinalizadas, permitindo que os visitantes conheçam sua história e importância”, detalhou a secretária de Planejamento, Isabella Soares Nascimento, sobre o Circuito Viva o Centro. 

A iniciativa faz parte do Projeto Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto é implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Isabella confirmou que o evento contará com a presença da GIZ e das duas empresas contratadas para o Projeto Viva o Centro: a Urbtec Consultoria, de Curitiba, responsável pelo desenvolvimento dos projetos técnicos, e a Gopa – Consultoria, da Alemanha, que atua na captação de recursos para financiamento e investimento.

O Projeto Cidade Presente - DUS oferece às cidades a oportunidade de submeter propostas para a implementação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima.

Na primeira fase, foram desenvolvidos 12 projetos com esse enfoque. Uberaba está entre as seis cidades selecionadas para a segunda fase, que tem como objetivo a implementação efetiva dessas iniciativas. Além disso, o município integra o grupo de três cidades com projetos municipais classificados na categoria "Desenvolvimento Urbano Sustentável – Grupo Terra".

Secretaria Especial de Comunicação