Turismo
1º Dia da Missão Unesco
Avaliadores visitam os geossítios Peirópolis, Caieira e Caieira do Meio
Nesta segunda-feira (24), os avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) percorreram os primeiros geossítios do roteiro da Missão Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes. A expedição teve início no Centro Administrativo, com uma coletiva de imprensa, seguida da reunião de abertura. A dupla de avalidores é composta pelos representantes da Unesco, Artur Sá e César Goso.
O intuito da expedição é avaliar de perto o Aspirante Geoparque e conferir as informações contidas no dossiê encaminhado previamente. Caso o projeto seja chancelado, o município passa a integrar a rede mundial de Geoparques. Na coletiva de imprensa, Artur Sá explicou que a função dos avaliadores na cidade é observar em campo, cuidadosamente, tudo que foi apontado no dossiê. Ele pontuou que o material recebido foi elaborado de forma cuidadosa pela equipe técnica do Aspirante Geoparque Uberaba.
O avaliador César Goso completou ainda que os critérios de avaliação giram em torno de educação, conservação e desenvolvimento local.
Após a reunião de abertura, os avaliadores e a equipe técnica do Aspirante Geoparque seguiram para os Geossítio de Peirópolis, Caieira e Caieira do Meio. No distrito rural, visitaram restaurantes locais, a Casa do Turista e o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis. A expedição em Peirópolis também contou com uma recepção dos alunos da Escola Municipal Frederico Peiró e do curso de História da UFTM. Os avaliadores também viram os geoprodutos da região e uma apresentação musical.
Já na visita ao Geossítio Caieira do Meio, foi promovida uma degustação de produtos locais. Para fechar a tarde, apresentação do projeto Circuito Regional de Turismo Rural. No período da noite, os avaliadores seguiram para a Casa de Candomblé do Pai Vitinho.
As instituições signatárias do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes são a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Aspirante Geoparque conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Uberaba.
Secretaria Especial de Comunicação