Uberaba
Projeto "Moradores/Educação" lança documentário e exposição sobre a Escola Estadual Minas Gerais em Uberaba
A Praça Rui Barbosa será palco, no próximo dia 1º de julho, do lançamento de documentário e exposição fotográfica que retratam a história da Escola Estadual Minas Gerais, uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade. O evento, que começa às 19h, é gratuito e aberto ao público, com cinema ao ar livre, visita guiada à exposição e apresentação da dupla sertaneja João Lucas & Guilherme.
Realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o projeto "Moradores/Educação" registrou depoimentos de mais de 100 pessoas, entre alunos, ex-alunos, professores e funcionários, que fazem parte da trajetória da escola. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural "Professor Antônio Carlos Marques".
O projeto, que já passou por cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Poços de Caldas, busca fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade escolar por meio da valorização de suas histórias. Em Uberaba, a ação começou com oficinas culturais para estudantes, que aprenderam técnicas de fotografia e documentação. Em seguida, uma "tenda de ouvir histórias" foi montada na escola, onde a equipe do projeto coletou relatos emocionantes sobre o impacto da instituição na vida de gerações de uberabenses.
O resultado desse trabalho será exibido na Praça Rui Barbosa, com fotos em grande formato e um documentário que resgata memórias afetivas e históricas da Escola Estadual Minas Gerais. Quem participou do projeto poderá levar para casa sua foto revelada, que também fará parte de um "varal fotográfico". A exposição ficará disponível para visitação até 8 de julho.
Projeto – Criado como um desdobramento do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, iniciativa premiada que há 13 anos documenta histórias de comunidades em todo o Brasil, o "Moradores/Educação" tem como objetivo transformar escolas em territórios de memória e identidade. A próxima etapa do projeto passará por Governador Valadares, Teófilo Otoni, Januária e São João das Missões. Mais informações: moradoreseducacao.com.br
Serviço:
Evento: Lançamento do documentário e exposição "Moradores/Educação" – Escola Estadual Minas Gerais
Data: 1º de julho de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Praça Rui Barbosa - Centro
Entrada gratuita
Exposição em cartaz até 8 de julho
Assessoria de Comunicação FCU