Cultural

Uberaba recebe exposição nacional "Leme, 130 anos" em homenagem ao bairro carioca

Abertura acontece na próxima quinta (17) no Mada

O Museu de Arte Decorativa de Uberaba (Mada) inaugura nesta quinta-feira (17), às 18h, a exposição “Leme, 130 anos”, do fotógrafo carioca Tiago Petrik. 

A mostra, que fala sobre a geografia, a arquitetura e o estilo de vida do bairro vizinho a Copacabana, conta com 40 imagens. Tiago dividiu a exposição em dez grupos temáticos que ajudam a mostrar o Leme em detalhes. 

“A praia é o lugar mais democrático do Rio, e a do Leme é a mais democrática das praias cariocas, e agora vamos levar a praia mais bacana do Rio para Minas!”, enalteceu o fotógrafo, morador do bairro entre 2016 e 2021, e até hoje frequentador local, a cada fim de semana. “O Leme tem uma dinâmica própria, não é um bairro por onde se circula, é sempre o bairro de destino”, explicou Tiago, vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2021), da Funarte, e do Nikon Photo Contest (2022/23).

Segundo Paulo Miranda, chefe do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros da FCU, a mostra foi selecionada por meio do edital de ocupação das galerias de arte da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU), e fica em cartaz até o dia 30 de novembro. 

“Convidamos a comunidade para a abertura da exposição, quando o artista estará presente para falar do seu trabalho e responder às perguntas numa roda de conversa. Aproveito a oportunidade para informar que a exposição “Formas do Sentir”, de Ernesto Ferro, que está na Galeria Rachel Machado, na sede da FCU, foi prorrogada até 14 de novembro, com visitação das 8h às 18h”, ressaltou Paulo.

O Mada fica na Rua Maria de Lourdes Melo Colli, 35, e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Assessoria de Comunicação – FCU – 16/10/24