Turismo
Poder público, entidades classistas e iniciativa privada se unem pelo Centro
Uma Comissão de Trabalho foi formada por representantes de diversos segmentos da sociedade civil após reunião no Sindicato Rural, para a elaboração de uma Lei de Incentivos visando à reocupação e requalificação do Centro da cidade.
O encontro, que reuniu pelo menos 12 segmentos, foi promovido pela equipe da Prefeitura de Uberaba, liderada pela Secretaria de Planejamento (Seplan). Essa é uma nova etapa do Projeto Viva o Centro - Cidade Presente de requalificação e repovoamento da região.
Com representantes do poder público, entidades de classe e iniciativa privada será formado um grupo gestor para definir as políticas para execução das mudanças necessárias para o Centro de Uberaba, dentro dos projetos já em andamento.
"A reunião foi muito produtiva, com várias deliberações para as próximas etapas desse projeto priorizando as ações e a viabilização de forma efetiva das melhorias da área central da cidade”, destacou a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento.
Ela explicou que serão formados grupos técnicos que vão tratar das políticas a serem desenvolvidas nas áreas de segurança, novos investimentos, mobilidade, estruturas legais, patrimônio, comércio sustentável e habitação. "O mais interessante é que esse grupo gestor será formado por todos esses atores da sociedade civil para dar continuidade a esse projeto; um compromisso para que realmente saia do papel", salientou.
A presidente da Aciu, Lídia Prata Ciabotti, lembrou que uma das principais bandeiras da entidade é exatamente o repovoamento do Centro, razão pela qual estará junto com a Prefeitura na viabilização de todas as etapas na medida que forem demandadas. "É um prazer a gente estar junto sabendo que esse projeto de revitalização é extremamente importante, consistente e elaborado de uma forma muito interessante. Ficamos muito felizes com isso", destacou.
O grupo deverá se reunir a cada 15 dias na sede de uma das entidades que o compõem, como Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio de Uberaba (Sinduscon), Comissão do Geoparque Terra de Gigantes, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), Observatório Urbano, Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados de Uberaba (Aurea), Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), Sociedade Civil Organizada (SCO), Serviço Social do Comércio (Sebrae), empresários, profissionais liberais, proprietários de imóveis da região central, dentre outros.
Secretaria Especial de Comunicação