Negócios

MIND discute tendências que vão impactar as pequenas indústrias nos próximos anos

Evento gratuito realizado pelo Sebrae Minas, CIGRA e FIEMG, no dia 3 de abril, em Uberaba, está com inscrições abertas

Em Minas Gerais, 282 mil pequenas indústrias impulsionam a economia e contribuem significativamente para a geração de emprego e renda no estado. No Triângulo Mineiro, os 24 mil empreendimentos do setor correspondem a 11% do total de pequenos negócios ativos na região, de acordo com dados da Receita Federal. Para acelerar essas empresas e levar conhecimento aos empresários sobre tendências e assuntos que vão impactar as pequenas indústrias nos próximos anos, o Sebrae Minas, Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (CIGRA) e a FIEMG, promovem a 1ª edição do ‘MIND – Transformando as indústrias mineiras’, no dia 3 de abril, em Uberaba. Inscrições gratuitas pelo site do Sympla.

Na programação do evento, palestras, painéis e workshops sobre processos produtivos, sustentabilidade, mercado, gestão estratégica e resultados. “O MIND traz assuntos para acelerar e transformar as pequenas indústrias da região de Uberaba. O objetivo é levar informações e tendências para que essas empresas sejam mais inovadoras, aprimorem seus processos, aumentem sua produtividade e implementem práticas sustentáveis, para que alcancem melhores resultados e se tornem mais competitivas no mercado”, afirma a analista do Sebrae Minas Daiana Rodrigues.

Entre os destaques desta edição está a participação da jornalista Giuliana Morrone, que fará a palestra “ESG no Brasil: em que etapa estamos?”. Morrone vai apresentar dados e perspectivas sobre o futuro do ESG no país, mostrando os principais desafios e oportunidades para as empresas na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Ainda sobre sustentabilidade, haverá as palestras: “Como implementar o ESG na sua indústria?” e “O papel da indústria na transição energética para uma economia verde”. O MIND, traz ainda discussões sobre o papel da Indústria 4.0, novas tecnologias que vão impactar o setor, as transformações com a inteligência artificial e estratégias para conseguir bons resultados em relação à eficiência energética e a gestão de equipes.

Haverá ainda apresentação de soluções inovadoras voltadas para as pequenas indústrias e desenvolvidas por três startups mineiras: Grupo Cter (energia renováveis), Media Core (Indústria 4.0) e Aimirim (transformação digital.

MIND tem o apoio do Governo de Minas, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Prefeitura Municipal, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Parque Tecnológico de Uberaba.