Turismo
Uberaba é oficialmente reconhecida como um Geoparque Mundial da Unesco
Nesta quarta-feira (27), o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes foi chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Agora, o Município faz parte do seleto grupo de Geoparques Mundiais. A Terra de Gigantes conta com três pilares: a paleontologia, por meio dos fósseis de dinossauros; a pecuária, representada pelo gado Zebu; e a religiosidade, pelo médium Chico Xavier.
A 219ª sessão do Conselho Executivo da Unesco foi transmitida em tempo real no auditório da Prefeitura de Uberaba, para cerca de 500 pessoas. A solenidade de anúncio contou com a presença de autoridades do Município, Estado e Federação, tais como deputados, prefeitos, secretários e vereadores, além de servidores públicos, acadêmicos e população em geral.
“A chancela é o resultado de muito trabalho e a partir de hoje, Uberaba passa a ter visibilidade internacional, ou seja, atrair mais investidores, visitantes, mostrando para o mundo, o quanto nosso povo é acolhedor, trabalhador e está de braços abertos para receber e mostrar nossas riquezas, história e cultura”, disse a prefeita Elisa Araújo, anfitriã do evento.
Vice-governador do Estado, Mateus Simões, que participou do evento, afirmou que a chancela da Unesco é uma entrega efetiva para a população para atrair mais investimentos e gerar empregos.
O Geoparque Uberaba passa a ser o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto do País. A chancela trará inúmeros benefícios ao Município e ao estado de Minas Gerais, como a promoção do turismo, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local.
Durante a solenidade de anúncio também foi assinado o convênio entre a Prefeitura de Uberaba e o Sebrae-Minas, voltado para o fortalecimento do Geoparque Uberaba. O convênio tem vigência até o final de 2024 e visa potencializar e promover iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável.
Além disso, para celebrar a conquista, foi realizado um momento cultural no Centro de Eventos da ABCZ, com shows do grupo Samba Surf e do cantor SAN, voz que fez história no Sambô.
Todo evento foi promovido pela Prefeitura de Uberaba - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Fundação Cultural de Uberaba (FCU) -; Associação Geoparque Uberaba; Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sebrae-Minas; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Câmara Municipal de Uberaba. O evento também conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult) e do Ministério do Turismo. São instituições signatárias do Geoparque Uberaba, a Prefeitura, ABCZ, Sebrae e UFTM.
Secretaria Especial de Comunicação