Alinhado ao processo de chancela do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, em 2023, o Turismo avançou em estrutura e em número de visitantes. Conforme levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), de janeiro até novembro de 2023, os museus e geossítios de Uberaba receberam 254.819 visitantes. Já o Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco, teve uma movimentação de 71.307 passageiros.
Vale destacar que, para receber os turistas e moradores de forma mais confortável, foram revitalizados os Geossítios de Peirópolis e Santa Rita e implantado o Geossítio Univerdecidade. Além disso, em 2023, também houve a ampliação do horário de funcionamento dos museus, o que atraiu um maior número de pessoas. O secretário interino da Sedec e também presidente da Codau, Rui Ramos, celebrou os números e também o processo de chancela do Aspirante Geoparque Uberaba.
“A grande conquista do Turismo é o Geoparque e esse ano a nossa candidatura foi aceita na 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrocos. Agora, esperamos ser chancelados no início do próximo ano. Os números já mostram que, só de estarmos caminhando para o aval da Unesco, os nossos hotéis estão com alta ocupação, quase com 90% a 100%, permanentemente, os voos lotados e o fluxo em Peirópolis aumentando dia a dia”. Em julho, o Município recebeu os avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e, em setembro, o aspirante teve sua avaliação aprovada pela Rede Global de Geoparques da Unesco.
A diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, completou que também é notada uma maior visibilidade do Município. “Uberaba passa, a cada dia, a ter mais reconhecimento em nível nacional. A missão de avaliação da Unesco e a candidatura aceita já impactaram positivamente no desenvolvimento do nosso Geoparque e, a expectativa é de que, com a chancela, os reflexos sejam ainda mais evidentes”, explicou. Outro ponto destacado pela diretora foi o fortalecimento do turismo de negócios, que também reflete na grande ocupação de hotéis da cidade, inclusive fora das zonas sazonais.
Além disso, em 2023, a Sedec também esteve empenhada na promoção de eventos gratuitos para a população não só de Uberaba, como de toda a região. Foram realizadas duas edições do Circuito Regional de Turismo Rural, além do apoio no Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. Também foram promovidas capacitações para os agentes do Turismo, tais como a rede hoteleira, artesãs e agências de viagem.
Secretaria Especial de Comunicação