Educação

Instituto Mosaic e Semed beneficiam alunos com projeto de hortas sensoriais para inclusão

O Programa AlimentAção aborda sobre o reaproveitamento de alimentos, segurança alimentar, saúde e ecossistema

O Instituto Mosaic, responsável pelas ações sociais da Mosaic Fertilizantes, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nos seis primeiros meses do ano ações com os alunos da rede municipal sobre reaproveitamento de alimentos, segurança alimentar, saúde e ecossistema. 

Ao todo, 20 escolas, 10 mil alunos, 721 professores e 736 famílias foram atendidos pelo Programa AlimentAção. O impacto positivo também se estendeu à economia e à empregabilidade na cidade, pois houve fomento a 27 estabelecimentos comerciais e 33 prestadores de serviço locais envolvidos. 

As hortas sensoriais acessíveis, instaladas pelo Instituto Mosaic, contam com recursos para estímulos gustativo, olfativo, tátil, visual e auditivo, além de infraestrutura inclusiva e comunicação acessível. A primeira delas, pioneira no Brasil, foi inaugurada em 2022, na Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira, no Conjunto Uberaba I. Os alimentos produzidos na horta são utilizados para complementar a merenda dos alunos e o excedente é doado para as famílias da comunidade escolar. 

Até o final de agosto, dez novas hortas serão entregues a unidades de ensino. As escolas municipais beneficiadas serão: Norma Sueli Borges, Madre Maria Georgina, Frei Eugênio, Celina Soares de Paiva, Gastão Mesquita Filho, Frederico Peiró, Esther Limírio Brigagão, além dos Cemeis Prof. João Wilson Freitas, Vovó Tiana. No segundo semestre, as unidades contempladas serão as Escolas Municipais Professor Anísio Teixeira, Maria Carolina Mendes, Professor José Macciotti, Vicente Alves Trindade, Professora Niza Marquez Guaritá, os Cemeis Maria Assis Rezende, Professora Dirce Miziara e Professora Maria Emerenciana Cardoso, além do Cemea Boa Vista.

Evolução e melhorias 

Esses resultados foram apresentados em um encontro, ontem, no anfiteatro do Cemea Boa Vista, com a presença do secretário de Educação, Celso Neto; da adjunta Juliana Petek; do secretário de Comunicação, Marcos Ferreira; do adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Herval Kobayashi; da presidente do Conselho e do diretor do Instituto Mosaic, Adriana Alencar e Paulo Eduardo Batista; de professores, servidores e alunos da rede municipal; pais e responsáveis; e de representantes da Mosaic Fertilizantes.

Para o secretário de Educação, Celso Neto, o programa AlimentAção garante aos alunos uma experiência diferenciada com a natureza. “São quase dois mil alunos atendidos pela rede, na área da Inclusão, onde o Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa 70% dos nossos casos. Em 2018, o Instituto Mosaic realizou uma série de atividades na unidade. Por conta dessa atuação e a parceria e dedicação de nossos professores, hoje, estamos colhendo bons frutos”, disse.

Durante o encontro, a Mosaic Fertilizantes formalizou a doação de 20 multiprocessadores de alimentos às escolas da rede municipal atendidas pelo programa AlimentAção. Os itens serão úteis durante as capacitações nas oficinas culinárias aplicadas pelo Instituto Mosaic, além de facilitarem o trabalho das merendeiras no preparo de alimentos saudáveis nas escolas de forma prática e rápida, possibilitando diversificar o cardápio escolar. 

A entidade também fez a entrega de 20 mochilas pedagógicas para subsidiar professores nas atividades junto aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. Cada mochila é composta por seis cadernos de planos de aula nas temáticas educação alimentar e nutricional, educação física e horta escolar. O material está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Confira as fotos