Teatro

Classificação: 14 Anos

Um dia muito especial com Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall

Um dia muito especial com Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall

UM DIA MUITO ESPECIAL 

com Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall  

 

 

 

Os atores se unem pela primeira vez nos palcos em Um Dia Muito Especial, em uma adaptação do filme homônimo estrelado por Sophia Loren e Marcello Mastroianni em 1977. No teatro, a peça tem direção e adaptação de Alexandre Reinecke e tradução de Célia Tolentino. 

 

A narrativa baseada no premiado filme homônimo de Ettore Scola traz a tocante história de vidas opostas que se encontram por acaso onde discutem o amor, a vida e as forças que unem e afastam as pessoas. Esta é a segunda vez que essa história será adaptada para o teatro no Brasil. Uma montagem dirigida por José Possi Neto e estrelada por Glória Menezes e Tarcísio Meira fez temporada por aqui em 1986. 

 

Um Dia Muito Especial é uma história de amor entre duas pessoas muito diferentes — ele, recém-demitido por ser homossexual; ela, uma dona de casa solitária, mãe de seis filhos, presa a um casamento marcado pelo machismo e traição. A peça aborda temas como aceitação, amor, transformação, preconceitos e o papel da mulher na sociedade, convidando o público a refletir sobre o que nos conecta e nos afasta em um cenário de diferenças e limitações pessoais. 

 

Sinopse 

Roma, 6 de maio de 1938. Enquanto Benito Mussolini e Adolf Hitler firmam sua aliança política — em uma parada com massiva presença da população — Antonietta, dona de casa e mãe de seis filhos, é impedida de ir para ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos. Em meio ao caos, seu pássaro de estimação voa até a janela do vizinho Gabriele. Ele, demitido da rádio por ser gay e na iminência de ser preso, não iria a um desfile com essa temática. Entre conversas sobre sonhos, frustrações e desejos, nasce uma amizade extraordinária e um amor platônico que, naquele dia, mudará suas vidas para sempre. 

 

Ficha técnica:  

Autores: Ettore Scola, Ruggero Maccari e Gigliola Fantoni 

Tradução: Celia Tolentino 

Adaptação: Alexandre Reinecke 

Direção Geral: Alexandre Reinecke 

Elenco: Reynaldo Gianecchini, Maria Casadevall, Carolina Stofella 

Direção de Produção: Marcella Guttmann 

Produção Executiva: Tatiana Zeitunlian 

Assistência de Produção: Erica Paloma 

Assistência de Direção: Carol Stofella 

Design Gráfico: Julia Reinecke 

Coordenação de Mídia Social: Rodrigo Ferraz e Kyra Piscitelli 

Iluminação: Caetano Vilela 

Cenários: Marco Lima 

Fotografia: Priscila Prade 

Trilha Sonora: Dan Maia 

Maquiagem e Visagismo: Robson Souza 

Figurino Masculino: Ricardo Almeida 

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio 

Produtores associados: Reynaldo Gianecchini e Alexandre Reinecke 

Realização: Reinecke Produções Culturais Ltda. 

 

Serviço:  

Datas: 9 e 10 de maio de 2026  

Horário: Sábado às 20h e domingo às 19h 

Centro Cultural SESIMINAS Uberaba   

Classificação Indicativa: 14 anos     

Duração: 90 minutos 

Lugar marcado   

Local

Centro Cultural Sesi Minas Uberaba

Praça Frei Eugênio, 231
Centro | Uberaba - Minas Gerais

Visualizar no mapa
Local

Centro Cultural Sesi Minas Uberaba

Praça Frei Eugênio, 231
Centro | Uberaba - Minas Gerais

Visualizar no mapa

Outros Eventos