Nossa História

Uberaba tem sua origem na ocupação do Triângulo Mineiro, que ficou sob a jurisdição de Goiás até 1816. A região começou a ter importância preciosa, que consistia em uma das metas administrativas da Coroa Portuguesa, o governador da Capitania de São Paulo e Minas Gerais articulou a abertura de uma estrada. A expedição era composta por 152 homens, entre os quais 20 índios carregadores,...

Dados Demográficos

GEOPARK

Fotos da Cidade

Novo por aqui? conheça novos lugares

Nenhum registro foi encontrado.

Em 2014, o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro foi o primeiro a visualizar a cidade de Uberaba como um geoparque em potencial. Em um desses eventos, ele dialogou com um dos fundadores, Guy Martine (geólogo francês da Rede Europeia de Geoparques) e, nessa oportunidade, apresentou-lhe “Projeto Geoparque Uberaba - Terra dos Dinossauros do Brasil”. Com expertise no assunto, Martine orientou Ribeiro a trocar o nome do projeto, pois limitar o Geoparque Uberaba em ser apenas Terra dos Dinossauros do Brasil seria desconsiderar todos os outros aspectos geológicos, culturais e históricos que Uberaba oferece.

Com a instrução dada por Martine; Ribeiro e os integrantes das instituições supracitadas decidiram mudar o nome. Assim, pensando de forma mais ampla e baseando-se nas outras duas fontes culturais que Uberaba possui - a espiritualidade, com a representatividade do emblemático Chico Xavier e a pecuária atrelada ao gado Zebu - o nome do Projeto mudou e abordou os três ícones da cidade.

Dessa forma, o novo nome contemplou tanto os aspectos geológicos quanto os aspectos culturais da cidade de Uberaba. Nesse mesmo ano, em 2017, os consignatários assinaram o Protocolo de Intenções para a criação do Projeto Geoparque Uberaba Terra de Gigantes, atribuindo a Terra de Gigantes ao Chico Xavier, ao Zebu e aos Dinossauros. 

Com isso, o rico acervo de patrimônio geológico (de reconhecimento internacional) de Uberaba permite cumprir um dos requisitos obrigatórios para se tornar membro da rede de Geoparques Mundiais da UNESCO.

Os benefícios que o Geoparque Uberaba traz para a cidade são: 

conservar, promover e valorizar o patrimônio cultural, histórico e geológico;

promover o turismo sustentável; realizar ações de proteção, conservação e divulgação do património natural,

melhorar a qualidade de vida da população em que está inserido o Geoparque Uberaba.